Formação de texto: o que é
- Vivian Mayumi
- 29 de out. de 2015
- 1 min de leitura
A partir do momento em que escrevemos algo, já podemos considerar um texto. Um texto pode ter diversos caráteres, pode ser apenas uma narrativa, um relatório, uma história em quadrinhos, etc.

Essa formação de texto deve seguir algumas normas, seja ela gramatical ou de ordem culta, a depender do que esteja escrevendo e para quem é direcionada.
Não podemos esquecer que devemos analisar nosso destinatário, para que possamos escrever certo e de modo que ele vá entender o que queremos transmitir.
Logo, se escrevermos uma carta de felicitações para o presidente da empresa, não será o mesmo quando escrevermos para aquele colega de trabalho que é tão chegado. Assim como se fizermos um convite para um executivo brasileiro, não será o mesmo para um estrangeiro. Você deve estar se perguntando por quê. Bem, fora a análise das regras gramaticas e de norma culta, devemos conhecer um pouco do nosso destinatário (conforme já escrevi aqui). Então, é necessário que saibamos um pouco da cultura do indivíduo, para que não cometermos gafes.

Comments